Após um ano difícil em 2024, com uma queda de quase 12% nas vendas globais, a Audi busca recuperar terreno no mercado de veículos elétricos com a atualização do Q4 e-tron. Apesar do desempenho fraco em todas as regiões, o modelo Q4 conseguiu manter o interesse do público, especialmente nos Estados Unidos. Agora, com um facelift à vista, a marca alemã pretende manter o modelo atrativo frente à nova versão do Tesla Model Y.

Flagrado em testes por fotógrafos especializados, o protótipo do novo Q4 e-tron foi visto em sua versão Sportback — com design mais esportivo e traseira inclinada. No entanto, as mudanças visuais serão aplicadas também na versão convencional, mais prática e com carroceria tradicional.

As modificações no design externo devem ser sutis. Capô e para-lamas permanecem os mesmos, com as principais novidades concentradas na grade frontal, nas luzes e nos para-choques. Um dos destaques é o novo conjunto de luzes diurnas (DRL), com tecnologia de segmentos múltiplos — semelhante à presente nos modelos A4, A6 e no Q6 e-tron, irmão maior do Q4.

Embora adote elementos modernos, o Q4 atualizado não terá os faróis divididos do Q6. A grade inferior também traz uma nova padronagem, abandonando as tradicionais barras horizontais em favor de uma malha hexagonal na base do para-choque. Na parte traseira, espera-se que o logotipo da Audi seja iluminado, mas o mesmo não deve acontecer na dianteira. O emblema frontal de quatro argolas é grande demais para atender às normas atuais de iluminação e, até agora, a Audi tem preferido manter esse detalhe apagado em seus modelos mais recentes, ao invés de reduzir seu tamanho.

Outro ponto observado nos testes é a presença de um sensor ADAS maior na parte superior do para-brisa. Isso indica que o modelo reestilizado poderá contar com avanços nos sistemas de assistência ao motorista. No entanto, ainda não está claro quais serão as demais atualizações tecnológicas previstas para o SUV construído sobre a plataforma MEB.

Vale lembrar que, no final de 2023, a Audi já havia introduzido melhorias na linha Q4. As versões com um único motor passaram a oferecer até 282 cv (286 PS ou 210 kW), enquanto os modelos com tração nas quatro rodas ganharam carregamento mais rápido, atingindo até 175 kW de potência.

Mais recentemente, a marca lançou a versão de entrada Q4 35 e-tron em determinados mercados. Este modelo vem equipado com uma bateria de 55 kWh, oferecendo autonomia de até 355 km entre recargas, uma opção pensada para ampliar o acesso ao segmento de elétricos.

Com essas atualizações, a Audi pretende manter o Q4 e-tron competitivo em um mercado cada vez mais disputado e onde o Tesla Model Y ainda é o principal rival. A expectativa é de que a versão renovada seja oficialmente apresentada ainda em 2025.