Atualização técnica baseada em vitórias globais
A Porsche apresentou oficialmente a nova geração do 911 GT3 R, projetada para a temporada de 2026. Baseado na plataforma atual do modelo 992, o novo carro chega com uma série de melhorias técnicas, fruto da experiência adquirida com o modelo anterior, que desde 2023 acumulou mais de 500 largadas, 420 pódios e vitórias em campeonatos como o Mundial de Endurance da FIA (WEC), IMSA SportsCar Championship, Intercontinental GT Challenge e DTM.
Desenvolvimento intenso em pistas icônicas
O programa de testes do novo 911 GT3 R começou em agosto de 2024 e envolveu sessões em centros de desenvolvimento da Porsche em Weissach, além de circuitos renomados como Sebring, Paul Ricard, Spa-Francorchamps e Nürburgring Nordschleife. O carro já competiu em condições reais na 12 Horas de Spa da 24H Series, em abril, pilotado por Laurin Heinrich, Ralf Bohn e Alfred Renauer, terminando em segundo lugar geral.
Foco na otimização e dirigibilidade
Segundo Sebastian Golz, gerente do projeto 911 GT3 R, a prioridade foi otimizar o que já funcionava bem. “Pequenas melhorias podem gerar grandes resultados quando partimos de uma base sólida e comprovada. Os comentários dos pilotos após a primeira corrida de testes reforçaram que estamos no caminho certo. Estamos confiantes de que essa evolução manterá nossos clientes competitivos em todo o mundo.”
Mudanças aerodinâmicas e de suspensão
Entre as novidades mais visíveis, estão os novos dutos de ventilação nos para-lamas dianteiros, que melhoram o fluxo de ar e trabalham em conjunto com a suspensão dianteira de duplo braço para reduzir o efeito de mergulho durante frenagens. Esse “efeito anti-mergulho” melhora a estabilidade e previsibilidade ao frear.
Na traseira, a adição de um Gurney flap de quatro milímetros no aerofólio com suporte tipo “pescoço de cisne” amplia a força descendente e oferece mais possibilidades de ajuste aerodinâmico. O assoalho agora é totalmente fechado e reforçado, enquanto a cinemática da suspensão traseira foi ajustada para aumentar a estabilidade em acelerações.
Tecnologia a serviço do controle e da durabilidade
O eixo traseiro multilink passou a contar com maior efeito anti-afundamento para reduzir compressões, e a nova geração do ABS de competição da Bosch, na sua quinta versão, melhora a previsibilidade e o equilíbrio do carro nas frenagens.
Outros aprimoramentos foram feitos com base no feedback das equipes clientes da Porsche. Entre eles, estão o novo sistema de refrigeração para a direção eletro-hidráulica, resfriamento revisado dos freios traseiros, rolamentos de roda de cerâmica para maior durabilidade e novos pinos de centralização que facilitam a instalação dos semieixos.
Facilidade de manutenção e recursos inteligentes
Um novo recurso do carro é o data logger que grava informações diretamente em um pen drive USB, permitindo a substituição rápida durante paradas nos boxes. Além disso, pacotes que antes eram opcionais passaram a vir de série em todas as unidades da nova geração do 911 GT3 R.
Preparado para qualquer desafio das pistas GT3
O modelo foi concebido para lidar com os desafios únicos do universo GT3, que abrange desde track days com pilotos amadores até provas de resistência de 24 horas com equipes profissionais. A nova versão do 911 GT3 R foi pensada para manter desempenho estável em diversas condições, facilitando a pilotagem, garantindo confiabilidade e oferecendo mais controle em situações extremas, como reconstruções rápidas após acidentes em pista.