• Waldez Amorim
  • 18/01/2017 - 12:55:13
  • VOLKS

Problemas câmbio I-Motion Volks

Problemas câmbio I-Motion Volks

A caixa de marchas MQ 200, que equipa os Polo com câmbio manual é conhecida por sua por ser precisa e suave. Mas, foi preciso a Volkswagen equipá-lo com a transmissão automatizada ASG para acompanhar a evolução do mercado. Dessa forma, aquele câmbio que até então era conhecido pelos adjetivos passou a ser taxado pelas críticas, conforme relata engenheiro carioca Daniel Gewer de Andrade, do Rio de Janeiro (RJ), proprietário de um Polo Sportline I-Motion 2009. “Com dois meses de uso meu carro começou a apresentar barulhos de engrenagens batendo sempre que o câmbio passava de 1ª para 2ª marcha.

No início o problema era intermitente mas começou a manifestar com mais frequência. Levei a concessionária e após dois meses analisando a caixa me disseram ser uma característica do produto. Tenho a impressão de que a calibração está longe do ideal, pois, o carro está sempre uma marcha abaixo da ideal, tanto que utilizo a caixa no modo automático apenas quando estou em congestionamentos,” conta Daniel.

O problema acontece em outros modelos da montadora alemã, conforme relata o comerciante Rodrigo Gomes Siqueira, de Belo Horizonte (MG), proprietário de uma Spacefox 1.6 flex I-Motion 2011 com 6 mil quilômetros rodados. “Com cinco dias de uso começaram a aparecer mensagens no painel de falha técnica recomendando procurar uma concessionária. Um dia o carro parou e tive de ligar para o reboque, 15 minutos depois o câmbio voltou a funcionar. Na segunda vez, o câmbio falhou no meio de uma curva e a noite. Fui controlando a direção até o carro parar no acostamento sem funcionar o câmbio. Agora estou sem o carro a quase dois meses,” lembra Rodrigo.                                                                                                                                                                                                    A falta de preparo da assistência técnica é outra reclamação dos proprietários, como relata o engenheiro Antônio Carlos Pimentel, de São Paulo (SP), proprietário de um Fox 1.6 i-motion 2010. “ Com 919 quilômetros rodados e 27 dias o câmbio apresentou problemas que impedia o carro de locomover.

Passados 30 dias não resolveram o problema e não me deram nenhuma estimativa de solução para o problema. Então, procurei o PROCON e apesar do aviso de recebimento da carta estar assinado pelo representante da Volkswagen nenhuma manifestação a respeito do problema ocorreu.Após 52 dias fui contatado pela concessionária me dizendo que o veículo estava reparado e à minha disposição Para saber se seria recomendável recalibrar a central que gerencia o câmbio procuramos César Sanches, diretor técnico da Automatik, oficina especializada em câmbios automáticos e automatizados em São Paulo (SP).“ Os automatizados são calibrados para privilegiar a economia, ou seja, é normal o sistema funcionar em marchas mais altas, nesse caso a recalibração do sistema resolveria o problema.Mas, se o objetivo é melhorar todo o conjunto, ou seja, tornar o funcionamento do sistema mais suave, diminuir o desgaste de embreagem, é preciso mais desenvolvimento do conjunto, tanto do software como do hardware, pois, ainda trata-se de um câmbio manual vendido como automático,” explica César.

O POVO RECLAMA

“Depois de acelerar, o carro demora aproximadamente dois segundos para a marcha entrar e o carro andar. Quase bateram no meu carro por causa disso e na concessionária disseram ser um problema comum.”

Rodrigo Correia dos Santos, administrador, Salvador (BA), proprietário de um Polo Sportline 1.6 I-Motion.

“Na primeira vez que aconteceu o problema no câcmbio me disseram que era um problema no chicote do carro, na segunda porque a luz de freio havia queimado e interferia no câmbio.

Ricardo Ribeiro Marques, analista de sistemas, São Bernardo do Campo (SP), proprietário de um Fox 1.6 I-Motion 2011.

“Desde o início eu estava consciente das limitações do câmbio até que a caixa começou a mudar para neutro sozinha e passar somente até a 3ª marcha. Um dia a caixa travou no neutro e o carro não andava.”

Rubens Franco Zequetti, industriário, São Paulo (SP), proprietário de um Polo Sportline i-motion 2010.

A RESPOSTA

Esclarecemos que das 8 reclamações que nos foram enviadas sobre essa transmissão, cinco tem causas diferenciadas e não relacionadas diretamente com o sistema I-Motion e tratam assim de ocorrências pontuais e isoladas. 

Em respeito aos clientes, a Volkswagen implementou a solução adequada para cada uma das ocorrências, prestando inclusive o esclarecimento necessário sobre o adequado manuseio desse tipo de transmissão, e os veículos foram entregues em condições normais de uso para seus proprietários.

Comentários

Comentários