• Waldez Amorim
  • 27/11/2016 - 19:45:43
  • NISSAN

Proprietários de Nissan Versa reclamam da demora dos consertos por falta de componentes de reposição

Versa: outro modelo como doador de peças.

Versa: outro modelo como doador de peças.

O sucesso de crítica e público do Versa se por um lado fez a alegria da Nissan com as vendas acima do esperado, por outro criou um repentino aumento na procura por peças dentro da rede de concessionárias. Por isso, não são raras as reclamações de veículos parados na oficina autorizada por mais de 30 dias aguardando a chegada de componentes.
O dentista João Renan de Almeida, de Recife (PE), proprietário de um Versa SV 2012, exemplifica bem a situação. “Realmente tenho problemas para conseguir peças para meu carro. Depois de uma batida, precisei de amortecedor, tubo de abastecimento do combustível e um eixo traseiro. Fiquei mais de 50 dias com meu Versa parado na oficina”, diz João. “E acho que só agilizaram a entrega por que eu fazia propagandas negativas nas redes sociais e ligava frequentemente para ao SAC da empresa.”
No início ele acreditava que a demora só ocorreu porque eram componentes que não são trocados com frequência. Mas mudou de ideia logo depois. “Quando recebi o veículo consertado, disseram que precisariam trocar um dos rolamentos traseiros. Só que estou aguardando a peça há mais de um mês e nada. Agora vejo que até para conseguir
um simples rolamento é demorado.”
Também há relatos de concessionárias que, para resolver a falta de peças, estão retirando partes de carros zero quilômetro para reinstalar em veículos que estão aguardando reparos. É o que aconteceu com o programador Marcos Jun Shishido, de São José do Campos (SP). “Quando comprei meu carro, a grade já estava manchada e o para-choque traseiro tinha um risco na pintura. Depois de muito reclamar, consegui trocar a grade, que descobri
ter vindo de outro Versa novo que estava no pátio da concessionária. Também tiraram de outro carro um suporte de para-choque para colocar no meu.
Agora quem garante que as peças com defeitos no meu Versa não estava assim porque foram vieram de outro veículo que estava com problemas?”
Neste mês até nosso Versa de 60 000 km foi vítima da falta de peça. A oficina que fez a revisão de 20 000 km não tinha um filtro de ar para reposição (leia em Longa Duração). Bastou fazermos uma pesquisa em dez autorizadas de sete estados para descobrir que 40% não tinham a peça para pronta entrega.

O POVO RECLAMA

“A autorizada pediu de 20 a 30 dias para receber as peças para consertar uma batida. Depois pediram mais 20 dias”
Joel Ramos de Souza Junior, economista, Macapá (AP)

“Por causa de uma pequena colisão, estou há três semanas esperando um suporte do para-choque dianteiro e um
para-barro. Dizem que não há previsão de entrega.”
Pedro Macambira Braga, servidor público, Brasília (DF)

A RESPOSTA

A Nissan nega que haja falta de peças na rede, mas explica que as altas vendas aumentaram a demanda no pósvenda.
Por isso, diz que tem tomado as ações necessárias para oferecer peças de reposição ao Versa. “No caso de eventuais
pendências, a companhia se empenha em resolvê-las o mais prontamente possível.”

Fonte: Seção Autodefesa, Quatro Rodas, edição 635.

Comentários

Comentários