• Waldez Amorim
  • 19/06/2017 - 15:22:46
  • VOLKS

Novo Volkswagen Polo 2018 é apresentado na Alemanha, te previsão para chegar ao Brasil ainda esse ano e será a base de três novos modelos da Volks

Novo Volkswagen Polo 2018

GTI: motor 2.0 com 200 cavalos

O Polo chegou ao Brasil em 1996 com o nome Classic, sedan e trazido da Argentina.

Em 2002 as pretensões da Volks com o modelo aumentaram, a montadora alemã tinha como objetivo transformar o carro em um compacto Premium com qualidade mundial, então a montadora alemã modernizou o compacto.

Mas o carro, considerado caro demais, não vendeu como o esperado e acumulou uma legião admiradores por causa da construção de qualidade e da dirigibilidade, encontrados em um veículo com o porte do Gol. Assim o Polo permaneceu até 2014, quando o modelo foi descontinuado pela Volks.

Agora a Volkswagen apresentou, em Berlim, Alemanha, a sexta geração do compacto, que deverá ser vendido por aqui até o final de 2017. O novo Polo ainda servirá como base para um sedan (Virtus, com produção ainda em 2017), um SUV compacto (baseado no conceito T-Cross) e um quarto modelo, ainda não revelado pela montadora, mas que possivelmente será uma picape que terá como concorrentes a Renault Oroch e a Fiat Toro.

Maior e mais moderno

Utilizando a plataforma MQB A0, uma variação encurtada da base MQB utilizada pelo Golf e no Audi A3, o Polo cresceu para todos os lados.

Com design inspirado em modelos da Volks como o sedan Arteon, o Polo tem 4,05 m de comprimento (7 cm maior do que a geração anterior) 1,75 m de largura (7 cm a mais), 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 2,56 cm (9 cm maior). O porta-malas ficou maior e agora conta 350 litros.

Na Europa o Polo será vendido em três opções de motorização a gasolina, todas com injeção direta de combustível e turbocompressor: 1.0 TSI (120 cv), 1.5 TSI (150 cv) e 2.0 TSI (200 cv), disponível para a versão esportiva GTI.

As motorizações a diesel são duas: 1.6 TDI (80 cv), equipada com câmbio manual de cinco marchas e outra de igual cilindrada, mas com 95 cv e que pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou automático DSG de sete marchas.

No Brasil, especula-se quatro diferentes motores para equipar o Polo, o motor 1.6 MSI (120 cv), 1.4 TSI (150 cv), 1.0 turbo (125 cv) utilizado no Golf ou o futuro lançamento 1.0 TSI tricilíndrico com 105 cavalos.

Um dos destaques no novo Polo são as novas tecnologias, nenhuma confirmada para ser adotada no Brasil.

O quadro de instrumentos, analógico, foi substituído, nas versões top de linha, por uma tela digital que forma um desenho integrado com o sistema multimídia, tecnologia que deverá ser vendida no Polo de 6ª geração como um item opcional.

Novo Volkswagen Polo 2018 Interior

Painel digital é opcional mesmo na Europa

Outras tecnologias presentes no compacto são a frenagem automática para pedestres e para evitar acidentes, assistente de estacionamento, monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado e o controle de velocidade adaptativo, capaz de parar completamente e acelerar novamente dependendo do tráfego.

Versão brasileira                                                                                                       

O modelo brasileiro será produzido na recém-modernizada fábrica de São Bernardo do Campo, SP, e ficará posicionado entre o Fox e o Golf. Dessa forma, o Gol atual será o modelo de entrada da montadora alemã, abaixo do Up! (recém-reestilizado e mais bem equipado).

Na faixa intermediária surge o Fox, modelo cotado para ser aposentado por causa do projeto lançado em 2003. Depois, virá o novo Polo, abaixo do Golf.

O modelo brasileiro foi flagrado rodando em testes no interior de São Paulo em abril desse ano.

Modelo roda em testes no Brasil

Comentários

Comentários