• Waldez Amorim
  • 22/11/2016 - 11:25:15
  • NISSAN

Donos de Nissan Sentra relatam ruídos, falhas e superaquecimento na transmissão CVT dos modelos até 2012

Sentra: kit refrigeração disponível na concessionárias.

Sentra: kit refrigeração disponível na concessionárias.

O CVT (câmbio continuamente variável) não tem trocas de marchas, já que em vez de engrenagens ele tem duas polias que variam de diâmetro. Mas isso não o impede de apresentar problemas semelhantes aos dos câmbios comuns.
Até o fechamento desta edição, dez donos de Nissan Sentra 2008 a 2012 com CVT haviam relatam ruído excessivo, falhas e superaquecimento no sistema.
Um deles é o empresário Cláudio Fumagalli, de São Paulo (SP). “Com 1 000 km, o câmbio começou a chiar em subidas e, quando eu andava na estrada, também perdia potência. Na primeira autorizada, disseram que não havia problemas. Na segunda, constataram que as polias e a cinta estavam escorregando.
Por isso, o câmbio precisou ser trocado em garantia aos 9 000 km”, diz o dono de um Sentra 2013. “Mas o defeito voltou e agora o câmbio está chiando de novo nas subidas íngremes.”
O gerente de contas Luiz Vicente Carvalho, de São Paulo (SP), conta que, além do barulho e das falhas de funcionamento, seu Sentra 2008 também apresentou superaquecimento. “Depois de superaquecer várias vezes, descobri que as concessionárias comercializam um radiador para o CVT”, diz Vicente, que faz questão de mostrar até o código da peça vendida na rede como “kit refrigeração” ou “resfriador de óleo para o Sentra”: KIT6OILCO. Em
algumas revendas, a peça é encontrada pelo código KITB62OILC0. Em oitos autorizadas consultadas, apuramos preços que foram de R$ 3 520 a R$ 4 153.
As altas temperaturas podem fazer o câmbio parar de funcionar corretamente, colocando-o em modo de segurança, quando ele trabalha em giro alto e velocidade baixa. “Meu Sentra 2008 começou a apresentar o zunido no câmbio até que um dia o câmbio travou: o conta-giros marcava mais de 4 000 rpm e o carro ficava abaixo de 100 km/h. Ele passou a operar só no modo de segurança”, diz o militar Marcos Donizeti Lopes, de Curitiba (PR).

O POVO RECLAMA

“Ao acelerar forte para subir uma ladeira, o câmbio emite um zunido muito forte e irritante.
Meu pai tem um Sentra 2012 que não tem esse problema.”
Natan Rodrigues, auditor, Belo Horizonte (MG), dono de um Sentra CVT 2008

“Troquei o óleo do câmbio aos 7000 km, quando o previsto é 100 000. Só amenizou o barulho. Agora a autorizada disse que o câmbio está superaquecendo.”
Rangel Barbosa,

A RESPOSTA

A Nissan diz que que “condições extremas e/ou inadequadas de velocidade ou carga” poderão levar a transmissão
CVT a entrar em modo de segurança. “Esta ação visa proteger os componentes internos da transmissão e garantir a
segurança dos ocupantes.”

Fonte: Seção Autodefesa, Quatro Rodas edição 665.

 

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