Os icônicos tuk-tuks inspirados no design clássico da Vespa já podem ser vistos no Brasil. A italiana Piaggio, famosa pelas suas scooters, está trazendo dois modelos do seu triciclo Ape: um voltado para transporte de passageiros e outro para carga. Ambos foram desenvolvidos para atender à crescente demanda por veículos urbanos compactos, econômicos e versáteis.
Modelos disponíveis: passageiros e carga
O Ape City Passenger é o modelo voltado para o transporte de pessoas. Ele acomoda o motorista e até três passageiros, com capacidade total de carga de até 300 kg. Equipado com um motor de 230 cm³, o modelo entrega 12 cavalos de potência e torque de 1,8 kgfm. Já o Ape Cargo é direcionado ao transporte de mercadorias e se destaca pela capacidade de carga de até 500 kg. Ele traz sob o capô um motor mais robusto de 300 cm³, que gera 14 cavalos e torque de 2,4 kgfm.
Ambos os modelos possuem câmbio manual: cinco marchas para a versão Cargo e quatro para o City Passenger. A velocidade máxima é limitada a 60 km/h, o que os torna ideais para deslocamentos urbanos e entregas em curtas distâncias.
Autonomia e eficiência
De acordo com a Piaggio, o consumo de combustível dos tuk-tuks é de aproximadamente 33 km/l. Considerando o tanque de 9,5 litros, a autonomia pode chegar a 285 km com abastecimento completo. Essa eficiência reforça o apelo dos modelos em tempos de combustível caro e preocupação crescente com o meio ambiente.
Apesar de pequenos e com cara de scooter, os triciclos são considerados veículos motorizados e, por isso, exigem carteira de habilitação do tipo A (para motos) no Brasil. No entanto, por serem classificados como triciclos, estão isentos do rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo, o que pode representar uma vantagem para quem pretende usá-los no dia a dia.
Valores e planos para o futuro
A versão para passageiros, Ape City Passenger, chega ao mercado brasileiro por R$ 41.900, sem incluir o valor do frete. Já o Ape Cargo tem preço sugerido de R$ 42.900, também mais o custo de envio. Ambos são importados da Índia pela 2W Motors, responsável pela distribuição oficial dos modelos no país.
Além das versões a combustão, a empresa já confirmou que trará ao mercado brasileiro opções totalmente elétricas desses mesmos modelos. As versões elétricas prometem mais potência e autonomia de até 95 km por carga, o que pode atrair ainda mais interessados, especialmente aqueles preocupados com sustentabilidade e baixo custo de operação. Os preços dessas versões, no entanto, ainda não foram divulgados.
Será que o Brasil vai aderir à tendência?
Com o crescimento das entregas rápidas e a busca por soluções de mobilidade compacta e econômica, os tuk-tuks da Piaggio podem encontrar seu espaço nas ruas brasileiras. Resta saber se o consumidor estará disposto a investir nessa alternativa charmosa e funcional, que mistura o visual retrô da Vespa com a praticidade dos triciclos urbanos.
A resposta definitiva virá com o tempo, mas uma coisa é certa: os novos tuk-tuks já chamam atenção por onde passam e prometem movimentar o mercado de mobilidade urbana no país.