Quando Chris Harris recebe as chaves de um BMW M4 CS novinho em folha, já sabemos que vem emoção pela frente. E como era de se esperar, ele não se contentou apenas em dar algumas voltas na pista — ele levou o carro ao limite, derrapando com entusiasmo em um dia frio, com o controle de estabilidade desligado e os pneus Cup 2 trabalhando além da conta. O veredito do experiente piloto e apresentador? “Impressionante de verdade.”

Embora o M4 CS não carregue o emblema CSL completo, essa diferença é proposital. “Esse não é o CSL”, afirma Harris com um sorriso maroto, “então dá pra usar no dia a dia. Aí chega o sábado, você vai pro track day, dá um show na maioria dos outros carros e ainda volta dirigindo pra casa.” Em um mundo onde desempenho e conforto muitas vezes não andam juntos, o M4 CS oferece um equilíbrio raro. É um carro que realmente vive entre dois mundos.

Na pista, Harris sentiu imediatamente a conexão com o chassi. Os amortecedores recalibrados, mais suaves do que os da configuração radical do CSL, permitiram que o carro deslizasse com naturalidade pelo asfalto. Ele fez questão de elogiar o acerto da suspensão, que consegue ser esportivo sem comprometer o conforto.

Mas o que realmente define o M4 CS, segundo Harris, é a aderência. Equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, o modelo gruda no asfalto como se tivesse algo a provar. Mesmo em modo de tração traseira e com o controle de estabilidade completamente desligado, Harris teve que se esforçar — e muito — para romper a tração. “É inacreditável como o carro continua firme no chão, mesmo com 11 graus de temperatura”, disse ele, referindo-se ao fato de que essa condição está fora da faixa ideal para os pneus Cup 2, que mesmo assim entregaram desempenho impressionante.

Claro, nem tudo é perfeito. Harris fez uma pequena crítica ao volante — mais especificamente, à espessura da borda, que considera exagerada. Por outro lado, os freios ganharam um elogio especial, descritos como “sensacionais” pelo apresentador.

Sim, o carro é caro, reconhece Harris. Mas ele desafia: “Com qual outro carro você consegue fazer isso? Levar quatro pessoas, acelerar forte na pista, voltar pra casa dirigindo e ainda usá-lo no dia a dia?” Quando Harris fala com essa convicção, é porque a BMW realmente acertou em cheio.

Ficha técnica – BMW M4 CS:

  • Motor: 3.0 litros, seis cilindros em linha, biturbo

  • Potência: 543 cavalos a 6.250 rpm

  • Torque: 65,7 kgfm (479 lb-ft) entre 2.750 e 5.950 rpm

  • Câmbio: Automático M Steptronic de 8 marchas

  • Tração: Integral (M xDrive) com opção de tração traseira

  • Aceleração (0–100 km/h): Aproximadamente 3,2 segundos

  • Velocidade máxima: Limitada eletronicamente a 303 km/h (com pacote M Driver’s)

  • Peso: Cerca de 1.750 kg

  • Pneus: Michelin Pilot Sport Cup 2 (de fábrica)

Para Harris, o M4 CS é um verdadeiro canivete suíço da BMW M: pronto para encarar o dia a dia com conforto, sem deixar de ser um monstro nas pistas.