A Ford revelou na última segunda-feira um plano audacioso para sua próxima geração de veículos elétricos (VEs) — uma linha “revolucionária” projetada do zero para ser lucrativa e competir diretamente com o avanço chinês no setor. E um dos pilares dessa estratégia é surpreendente: baterias significativamente menores.
A Obsessão pela Eficiência
Doug Field, chefe da divisão de VEs da montadora e ex-executivo da Tesla, afirmou que a “obsessão da Ford com a eficiência” permitirá que seus futuros veículos elétricos “alcancem uma autonomia similar à dos concorrentes com uma bateria até um terço menor”. Se a Ford conseguir realizar essa proeza, será uma grande virada de jogo no mercado.
A abordagem atual de muitas montadoras, incluindo a própria Ford, tem sido usar baterias enormes em veículos grandes como a Chevrolet Silverado EV e a GMC Hummer. Isso torna as picapes elétricas extremamente pesadas e caras, com o custo da bateria podendo chegar a US$ 30.000 isoladamente. A nova estratégia da Ford busca resolver os maiores desafios do mercado de VEs: o custo e o peso, sem sacrificar a autonomia que o consumidor espera.
A Picape do Futuro e o Desafio da Autonomia
O primeiro veículo a usar a nova plataforma universal de VEs da Ford será uma picape média com preço estimado em US$ 30.000 e uma bateria de aproximadamente 51 kWh. Isso é bastante compacto — cerca de metade do tamanho da bateria encontrada em uma F-150 Lightning atual.
A grande questão é conciliar baterias menores, que reduzem o custo, com a alta exigência dos consumidores por autonomia, que hoje estabelece um padrão mínimo entre 250 a 300 milhas (cerca de 400 a 480 km). A aposta da Ford é que ganhos em aerodinâmica e eficiência geral compensarão o tamanho reduzido da bateria, mantendo a autonomia em níveis competitivos.
O Possível Retorno do Nome “Ranchero”
E essa futura picape elétrica pode já ter um nome histórico: Ranchero. A Ford Motor Company solicitou o registro da marca “Ranchero” em diversos mercados globais, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, União Europeia, Austrália e Nova Zelândia. Os pedidos, feitos nos dias 5 e 6 de agosto, cobrem “veículos automotores, especificamente, automóveis a gasolina e elétricos, picapes, vans e veículos utilitários esportivos”.
O momento desses registros é notável, ocorrendo poucos dias antes do anúncio oficial da nova plataforma universal para VEs da empresa, o que fortalece a especulação de que este será o nome do novo modelo com lançamento previsto para 2027.
Detalhes da Nova Picape Elétrica
Durante o evento, a Ford adiantou alguns detalhes importantes sobre sua nova picape. Ela será oferecida exclusivamente com cabine dupla e terá um sistema que permitirá aos proprietários trancar equipamentos na caçamba de forma segura. Em termos de tamanho, ela será mais próxima da Ford Maverick do que da Ranger.
O desempenho promete ser ágil como o de um Mustang EcoBoost, com mais espaço interno que um Toyota RAV4. A produção está planejada para a fábrica de Louisville, com uma capacidade anual de até 190.000 unidades. A bateria principal será de LFP (fosfato de ferro-lítio) com 51 kWh de energia útil, mas a empresa pode oferecer também opções com baterias NMC (níquel-manganês-cobalto). Além disso, o CEO Jim Farley afirmou que a picape “elegante e digital” terá a capacidade de fornecer energia para uma residência por até seis dias.